domingo, 5 de maio de 2013

Assessoria Fast Runners realiza simulado do percurso oficial da prova 10 km da tribuna.

Mais uma vez a Assessoria Fast Runners realizou um treinamento brilhante na manhã deste domingo (05/05/2013)
Com alunos que vão fazer parte da corrida dos 10 km a tribuna, a Assessoria realizou um simulado no percurso da prova, tendo sua metragem fixa de 10 km definida pela federação Paulista de Atletismo , A FPA.
" Muitos dos alunos não realizaram nenhuma edição passada. Mesmo a prova sendo muito bem sinalizada, e com percurso fixo todos os anos, nosso simulado teve uma grande importância no aspecto fisiológico dos alunos. Dependendo da intensidade de ritmo do início da prova o atleta pode se sentir com falta de "gás" no finalzinho. Trabalhamos isso com todos eles hoje. O fator treinamento é essencial para aumentar o rendimento dos alunos que nunca praticaram a corrida ou mesmo para aqueles que estiveram parados durante algum tempo. Contudo cada organismo é diferente do outro, o mesmo treinamento pode não ter a mesma eficácia para outro.... A mente também influencia quando o corpo pede para parar. Um treinamento mental com bastante motivação leva, psicologicamente, o aluno acreditar que irá conseguir, e no final o resultado é excelente." Disse o treinador da equipe Asssessoria Fast Runners Edson Gomes.
A edição de numero 28 da famosa corrida da tribuna acontecerá no dia 19/05 tendo 18.000 atletas correndo pelas principais ruas e avenidas da cidade de Santos, no litoral de São Paulo.
A retirada dos kit's acontecerá nos dias e locais distintos:
Em São Paulo (capital): Espaço Caixa Cultural, dias 14 e 15 de maio (terça e quarta), das 10h às 16h.
Local: Praça da Sé, 111 - Centro
Somente para o atleta que escolheu retirada em São Paulo no ato da inscrição.

Em Santos: EXPO ESPORTES 2013, nos dias 16 e 17 de maio (quinta e sexta), das 12h às 21h e dia 18 de maio (sábado) das 09h às 18h.
Local: Ginásio UNILUS (Centro Poliesportivo Lusíada)
Rua Batista Pereira, 275 – Macuco
Não serão entregues kits no dia da prova e após o evento.

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Frequência respiratória adequada ajuda no rendimento de atletas


Frequência respiratória adequada ajuda no rendimento de atletas

Por Renato Aranda 





A intensidade da respiração durante a atividade física é tão importante quanto a flexibilidade e força muscular. Um atleta flexível e bem condicionado está muito menos suscetível a lesões do que um esportista despreparado.

O treinador André Ricardo de Souza explica que a intensidade do exercício físico está diretamente relacionada com a frequência respiratória. Quanto mais intenso é o treino, maior a quantidade de oxigênio que o corpo necessitará para desempenhar aquela função.

“A respiração humana é autosselecionada, ou seja, o corpo busca maneiras de suprir a necessidade de oxigênio e ele não mede esforços para isso. Chega um ponto em que a morfologia do nariz não é suficiente para inspirar todo o ar que o corpo precisa, então é necessário respirar pela boca”, explica o treinador da assessoria esportiva BR Move.


Intensidade e respiração- O condicionamento físico (ou a falta dele) fica claro de acordo com frequência respiratória. Se um atleta está praticando um exercício de intensidade baixa ou moderada e demonstra cansaço, isso pode ser sinal de falta de condicionamento físico.

“Uma pessoa menos condicionada vai ficar ofegante mais cedo e pessoas mais bem condicionadas vão ficar ofegantes só depois de um período maior de atividade com intensidade também maior”, esclarece Souza.

Para melhorar esse condicionamento, durante uma atividade física menos intensa o ideal é que o atleta tente respirar de forma abdominal e com maior profundidade. “Já em um exercício moderado ou intenso, a respiração tende a aumentar, mas com um volume menor”.

Mais batimento, mais respiração- Outra forma de melhorar o condicionamento físico ou a capacidade respiratória é a prática de atividades que trabalhem de forma específica exercícios de inspiração e expiração. 

“O yoga, por exemplo, tem os pranayamas, que são exercícios respiratórios. Você inspira por uma narina, expira pela outra e por aí vai. E isso ajuda bastante no aumento da capacidade respiratória”, detalha o assessor esportivo.



Souza explica que uma segunda maneira de evoluir a respiração é de condicionar o corpo com a frequência respiratória. “Para exercícios ou treinos de tiros, existe uma frequência respiratória que pode ser adaptada. Alguns atletas preferem com 2:1, que seria duas passadas inspirando e uma expirando, sem dar “soquinho”, ou 3:1, três inspirando e uma passada expirando”, fala.

O treinador ainda afirma que a relação existente entre o aumento dos batimentos cardíacos e a frequência respiratória é algo fisiológico, ou seja, não há relação benéfica ou maléfica entre as duas. 

“A frequência cardíaca sobe por conta do aumento da intensidade. Com a necessidade de mais sangue nas regiões periféricas, aumenta também a demanda por oxigênio nos músculos. Sendo assim o pulmão “puxa” mais oxigênio, aumentando a frequência respiratória”, encerra. 

Matéria extraída do site: www.webrun.com.br  

Correr acompanhado pode ser benéfico para a mente

Correr acompanhado pode ser benéfico para a mente 
De acordo com estudo, acompanhante pode estimular o atleta a não desistir de correr

 
Foto: Shutterstock
Fazer exercícios e correr com companhia é uma estratégia para os atletas irem mais além. Além de tornar mais fácil a prática, correr acompanhado pode ser um ótimo fator estimulante para o atleta não desistir antes do término.

Para comprovar esta afirmativa, um estudo da National Center for Biotechnology Information levantou dados de que a motivação através de um companheiro é o fator chave para os resultados da corrida aumentarem.


Os pesquisadores analisaram outros 66 estudos que mediram, entre outras coisas, a qualidade dos exercícios autônomos, sem a companhia de outras pessoas, as necessidades de apoio dos corredores e até os objetivos reais que as pessoas procuravam ao correr.
A revisão bibliográfica indicou que os corredores solitários não se beneficiam como as pessoas que fazem a mesma atividade em grupo. Treinar com uma companhia permite troca de ideias e conhecimento entre os corredores, além de motivar e aumentar o compromisso com o treino e o colega. 



matéria extraída do site: http://www.ativo.com