segunda-feira, 8 de abril de 2013

Conheçam o Ironman triatlo

Anos atrás, a maratona (em inglês) era o apogeu dos esportes de resistência humana - uma distância cruel que desafiava todos os limites dos atletas. Hoje, porém, essa prova de 42,2 km vai de carona numa aventura ainda mais assustadora; uma prova tão difícil que inclui alguns esportes e que qualquer pessoa que consegue completá-la fica conhecida pelo resto da vida como um Ironman (homem de ferro).

Quão difícil é um triatlo Ironman? Imagine-se correndo uma maratona completa. A não ser que esteja em excelente forma ou que tenha treinado para ela, isso poderá parecer bem difícil. Uma prova de Ironman começa com 3,8 km de natação. Depois disso, os competidores encaram uma corrida de 180  km de bicicleta. Ao completarem essa etapa, eles saltam das bicicletas e correm numa maratona completa.
A prova de ciclismo é a segunda a ser disputada
© istockphoto.com / Claudio Arnese
A prova de ciclismo é a segunda a ser disputada

Os competidores têm um total de17 horas para completarem este feito. Vencedores do Ironman masculino conseguem terminar a prova em 8 horas e meia, enquanto que as mulheres vencedoras geralmente completam em mais de 9 horas. Mas o Ironman não é uma prova apenas para seres sobre-humanos no ápice da saúde física. Pessoas com incapacidades físicas já completaram o Ironman, incluindo amputados, pessoas em cadeiras de rodas e um homem que carregou e empurrou o filho incapacitado por todo o percurso. Pessoas com 70 e 80 anos participam de provas de Ironman (e completam). São poucos os triatletas profissionais que realmente conseguem se dedicar somente aos eventos de Ironman, e a grande maioria dos competidores é de amadores que encaixam os treinos na vida profissional e pessoal.

Desde o surgimento do Ironman oficial do Havaí (em inglês) em 1978, o triatlo difundiu-se pelo mundo. Existem eventos oficialmente sancionados em todos os continentes (exceto na Antártica - em inglês), além de centenas de outros triatlos. O triatlo também é um esporte olímpico.

Neste artigo, conheceremos algumas pessoas incríveis (ou insanas) que competem em provas de Ironman, e a história do evento. Saberemos também como treinar para uma destas competições. 



A história do Ironman

Uma corrida de Ironman na verdade é um triatlo com uma distância específica. Embora o triatlo tecnicamente seja qualquer evento que combine três esportes diferentes, no sentido moderno, ele se refere a eventos que incluem provas de natação, ciclismo e corrida. O triatlo nasceu no sul da Califórnia (em inglês) na metade dos anos 70. Vários clubes atléticos de San Diego participaram de eventos informais que incluíam nadar em Mission Bay. Um dos atletas participantes era um homem chamado John Collins, oficial da  marinha americana. Mais tarde, suas atividades o levaram para o Havaí e foi lá que nasceu o Ironman.

O Havaí recebia três eventos de resistência: a Maratona de Honolulu (em inglês), o Waikiki Rough Water Swim e o Around-Oahu Bike Ride. Os atletas locais discutiam frequentemente (ainda que amigavelmente) sobre se os corredores ou os nadadores são os melhores atletas do mundo. Collins sugeriu combinar as três coisas em uma única prova de resistência incrivelmente difícil, com o vencedor recebendo o título de “Ironman”. Em 1978, no fim da primeira prova, surgiram 12 Ironmen.
A largada de um Ironman pode ser caótica
© istockphoto.com / Paul Gsell
A largada de um Ironman pode ser caótica

A cobertura da mídia pela Sports Illustrated e ABC Wide World of Sports chamou atenção para o evento, até então, único. Dentro de poucos anos, o número de pessoas na linha de largada aumentou de dezenas para centenas, chegando a mais de mil. Em 1981, a prova foi realizada em Kona, no Havaí, o que dificultou ainda mais o que já era bastante "difícil". A mudança para Kona colocou a etapa de ciclismo nos campos de lava, que são continuamente rachados pelos ventos fortes. 

O triatlo ganhou popularidade. A United States Triathlon Association foi fundada em 1982, e provas de triatlo com distâncias variáveis foram organizadas em todos os Estados Unidos. Eventos de Ironman oficialmente sancionados espalharam-se rapidamente pelo mundo todo. Entretanto, a prova de Ironman em Kona permaneceu como o apogeu do esporte - o verdadeiro teste de resistência. Embora cada prova de Ironman tenha seus próprios desafios, Kona apresenta um misticismo diferente para os triatletas de qualquer evento. Hoje, o Ironman de Kona é o Campeonato Mundial de Ironman. As inscrições são limitadas a 1.700 pessoas, conquistadas por qualificação ou através de um sistema de loteria. Ele é patrocinado pela Ford(em inglês) e televisionado em alta definição. As provas de Ironman são de propriedade e registradas por uma organização chamada USA Triathlon (USAT).

Os triatlos também continuaram a ganhar popularidade. Em 1994, o Comitê Olímpico Internacional anunciou que o triatlo seria acrescentado às Olimpíadas como um evento de medalhas. O primeiro triatlo olímpico ocorreu em Sydney, na Austrália, em 2000.
Glossário de Ironman
"Ironman" pode referir-se a um único evento de Ironman. Se referir a um evento de Ironman em particular, o nome do local vem a seguir, como em "Ironman Nova Zelândia." "Ironman" também pode referir-se a uma pessoa que completou uma prova de Ironman. Seu gênero é neutro, então uma competidora que tenha completado uma prova de Ironman seria adequadamente chamada de Ironman.

"Ironmen" é como os triatletas se referem a um grupo de pessoas que completaram provas de Ironman, como em “Quando ele completou o Ironman Canadá em 13 horas e 42 minutos, ele foi para os rankings dos Ironmen." 
"Ironmans" refere-se a vários eventos de Ironman, como em “Ela participou de quatro Ironmans e completou três." 


Etapas e transições do triatlo

Toda prova de Ironman começa com uma etapa de natação. Em Kona, a etapa é de 3,8 km pelo Kailua-Kona Bay. A temperatura da água varia, dependendo do local da prova. Na verdade, é melhor para os nadadores se a água estiver mais fria, pois se ela estiver abaixo de certa temperatura, os competidores podem usar “wetsuits”, que oferecem flutuação para o nadador, o que facilita essa etapa.

Atleta deixa a prova de natação e prepara-se para a transição para o ciclismo
© istockphoto.com / Alex Nikada
Atleta deixa a prova de natação e prepara-se para a transição para o ciclismo

Ironmans com muitos participantes agrupam os competidores para fornecer mais espaço entre as largadas. Se todos largassem de uma vez, seria um caos e alguém poderia se afogar. Mesmo com a largada intervalada, a natação pode ser perigosa. Um grande número de nadadores torna a água bastante irregular, o que também pode resultar em chutes e cotoveladas sem intenção. Triatletas profissionais (também conhecidos como a elite) geralmente largam primeiro, seguidos pelos vários grupos etários.

Após completarem a etapa de natação, os competidores vão para a área de transição. É aqui que eles mudam de uma etapa para a outra. Geralmente, existe apenas uma área de transição porque o percurso é um loop, mas em provas onde o percurso não é em loop, é necessária outra área de transição para a prova de ciclismo. A transição da natação para o ciclismo é conhecida como T1. Os competidores encontram suas bicicletas em fileiras com centenas de outras bicicletas. Eles precisam vestir roupas e calçados adequados para esta etapa, além de levarem as bicicletas até a posição oficial para a largada e dar início à pedalada. Em algum ponto, eles também deverão colocar capacetes, pegar uma água ou bebida isotônica e, provavelmente, comer uma barrinha energética.
Durante o Ironman, hidratar-se é fundamental
© istockphoto.com / Wolfgang Amri

Durante o Ironman, hidratar-se é fundamental

Ambas as etapas de ciclismo e corrida ocorrem em estradas asfaltadas. Todavia, algumas provas de Ironman possuem mais morros do que outras.

A transição do ciclismo para a corrida (T2) não é difícil, mas alguns triatletas têm cãibras nas pernas quando começam a correr. As provas de Ironman contam com equipes que oferecem água, bebidas isotônicas e, às vezes, comida. Depois da etapa da corrida, só o que resta é a linha de chegada e a festa pós-evento.
Regras do Ironman
Existe um tempo máximo para completar o Ironman: 17 horas. Quando o tempo termina, a prova é encerrada e qualquer pessoa que ainda não tenha cruzado a linha de chegada não é um Ironman, não importa o quão próximo ele/ela esteja. Também existe um tempo máximo para completar cada etapa: 2h20 para a natação e 10h30 para o ciclismo.

Em provas de ciclismo, muitos competidores  fazem o drafting - seguir logo atrás de outro ciclista. O drafting ajuda o ciclista a conservar energia, cortando a resistência ao vento. Em muitos Ironmans, o drafting não é permitido. Você pode ser desclassificado por isso, como foi a aparente vencedora da prova, Patricia Puntous, em 1986.

Para classificar-se para o Campeonato Mundial em Kona, você deve posicionar-se bem em um dos outros Ironmans realizados em todo o mundo. O número de vagas por classificação depende do evento de classificação específico. Também há 500 vagas sorteadas em Kona que permitem que atletas não-profissionais participem.

O valor do prêmio depende de quanto os patrocinadores podem oferecer. Vencer um Ironman pode valer de US$10 mil a US$500 mil.


Ironmen notáveis

Existem vários ironmen notáveis por suas conquistas exemplares, tais como recordes e número de vitórias.

Luc Van Lierde detém o recorde de Kona, completando a prova em 8h04min08s, em 1996. Paula Newby-Fraser detém o recorde feminino, com 8h55min28s, em 1992. Van Lierde também é o dono do recorde Ironman de todos os tempos, completando o Ironman Europa em 7h50min27s. Newby-Fraser é amplamente considerada a maior triatleta que já existiu. Seus outros recordes incluem: maior número de vitórias no Ironman (24); maior quantidade de vitórias em Kona (8); e maior quantidade de vitórias consecutivas em Kona (4) [fonte: Multisports.com - em inglês]. O recorde masculino para o maior número de vitórias está dividido entre Dave Scott e Mark Allen, com 6 cada um.

E também existem os Ironmen notáveis pela coragem e perseverança - aqueles que o simples fato de completar a prova já é um triunfo monumental e que cujas histórias são realmente inspiradoras.

A lenda do Ironman realmente começou com Julie Moss. Em 1982, ela competiu em Kona como parte de sua tese em fisiologia do esporte. Foi um dos primeiros Ironmans transmitidos pela ABC. No final da prova, Julie estava liderando. Ao avistar a linha de chegada, o corpo dela não aguentou. Incapacitada de levantar, ela foi ultrapassada por Kathleen McCartney, que venceu. Em uma cena realmente inesquecível, Julie engatinhou pela linha de chegada para conquistar a segunda colocação. O episódio inspirou a ideia de que completar uma prova de Ironman já é uma vitória.

A Irmã Madonna Buder pode não ser a única freira a disputar um Ironman, mas ela está numa classe exclusiva. Todo ano em que ela compete num Ironman, os organizadores precisam criar um grupo feminino com uma nova faixa etária. Ela completou o Ironman Canadá e também o de Kona com 75 anos de idade [fonte: Online Gonzaga Bulletin - em inglês]. Na divisão masculina, Jim Ward participou da prova de Kona quando estava com 80 anos de idade. Ele já havia completado a prova quando tinha 77 anos.
Um brasileira no topo do Ironman
A brasileira Fernanda Keller é a maior responsável pela divulgação do triatlo no Brasil. Não bastasse isso, Fernanda também é um dos maiores destaques do Ironman do Havaí. Em 1989 ela surpreendeu o mundo quando terminou o evento entre as quatro melhores atletas logo em sua 3ª participação no Campeonato Mundial.
Ao todo ela participou de 19 edições consecutivas do Campeonato Mundial de Ironman do Havaí e é recordista sul-americana na competição, com um tempo de 9h24min30s, obtido em 1999.
Fernanda Keller
© Fernanda Keller
Fernanda Keller


O Team Hoyt é uma dupla formada por pai e filho que competem juntos. Rick Hoyt tem paralisia cerebral e nasceu com dano cerebral devido a um problema durante o parto. Ele não consegue falar ou andar, mas um dispositivo que permite que ele se comunique o ajudou a revelar que ele ama esportes. Quando um colega de escola ficou paralítico por causa de um acidente, Rick perguntou a seu pai, Dick Hoyt, se eles não podiam participar de uma corrida beneficente de 5 km. Eles participaram, com Dick empurrando Rick em uma cadeira de rodas.  Desde então, eles passaram a correr em maratonas e terminaram no triatlo. Rick fica sentado sobre uma prancha que Dick movimenta enquanto ele nada. Depois eles partem para uma bicicleta com um banco na frente para Rick. Os dois são Ironmen [fonte:Team Hoyt - em inglês].

Em 2007, Scott Rigsby completou a prova de Kona com duas pernas protéticas [fonte: WALB News - em inglês]. Dez anos antes, o australiano, John MacLean, completou o Ironman numa cadeira de rodas, usando uma bicicleta à manivela para a segunda parte da prova [fonte: Ironman - em inglês]. Sarah Reinertsen tornou-se a primeira amputada a participar da prova de Kona em 2005.